Um caso de correias em máquina da indústria farmacêutica com MCM
Um caso de correias em máquina da indústria farmacêutica com MCM, e manutenção preditiva sem sensores, é o tema tratado neste artigo.
O sistema de monitorização MCM
O MCM é uma tecnologia de análise de motores elétricos recente, que funciona com base em Inteligência Artificial que compara o motor real, a ser monitorado, com um modelo matemático do motor, a funcionar em até 600 condições de carga diferentes. Este modelo matemático é obtido a partir de um período de aprendizagem com a duração de alguns dias.
O sistema de monitorização e diagnóstico MCM foi também concebido para detetar as falhas elétricas em motores, em resposta às limitações da medição de vibrações com analisadores de vibrações. Para além dos modos de falha elétricos, também deteta modos de falha mecânicos no motor ou máquinas acionadas. Esta tecnologia, assim, complementa a analise de vibrações através da deteção de mais modos de falha de motores elétricos.
Um caso de correias em máquina da indústria farmacêutica com MCM – Princípio de funcionamento
Para efetuar a análise de motores elétricos o monitor MCM usa uma combinação de formas de onda dinâmicas de tensão e corrente, juntamente com modelos aprendidos, para detetar falhas no motor ou no equipamento acionado. A aprendizagem é apoiada por uma base de dados adicional, caso o monitor tenha sido instalado num motor já defeituoso. O monitor deteta diferenças entre as características atuais observadas e as características aprendidas e relaciona essas diferenças com falhas.
A deteção de falhas do motor é baseada num modelo de motor, aprendido pelo monitor, baseado na física, em que as constantes no modelo são calculadas a partir de dados em tempo real e comparadas aos valores aprendidos anteriormente.
A deteção mecânica de falhas é baseada nas amplitudes de densidade espectral de potência (PSD) em bandas de frequência específicas, em relação aos valores aprendidos. Esta informação é combinada automaticamente com o conhecimento especializado em diagnóstico. Devido a essa abordagem de banda espectral, a deteção mecânica de falhas fornece orientação para uma classe de possíveis falhas. A sensibilidade a algumas falhas (por exemplo, falhas nos rolamentos dos elementos rolantes) diminuirá com a distância da componente em vias de falhar. Por outro lado, falhas que aumentam a carga do motor são independentes da distância do motor.
Um caso de correias em máquina da indústria farmacêutica com MCM – O relatório
O relatório é emitido automaticamente pelo sistema, sem necessidade de interpretação de um especialista.
Caso prático – Um caso de correias em máquina da indústria farmacêutica com MCM
A tendência do parâmetro correia / polia / elemento de transmissão aumentou desde 23 de janeiro de 2017 e, após um curto período de tempo, a tendência do parâmetro excedeu o nível de alarme.
Após a tendência exceder o nível de limite, o MCM começou a dar o alarme ‘Examine 1’ e o software AES Viewer enviou ao cliente a mensagem de e-mail de alarme indicando um mau funcionamento no equipamento após monitorar o alarme por 3 dias.
Após os controles em 31 de janeiro de 2017, foi identificado que uma das correias que acionam o aspirador estava quebrada e as outras duas estão soltas.
Após a manutenção do equipamento em 1 de fevereiro de 2017, o equipamento foi comissionado e a tendência do parâmetro correia / polia / elemento de transmissão que estava acima do nível limite caiu para o nível anterior sem falhas.