Os serviços de inspeção por termografia, disponibilizados em DMC, destinam-se a identificar os sintomas de avarias em equipamentos que se manifestam sob a forma de aquecimentos, como sejam por exemplos os maus contactos e sistemas elétricos.
A termografia é genericamente definida como:
- A técnica de visão remota que possibilita a medição de temperatura;
- E a formação de imagens térmica de um componente, equipamento ou processo,
a partir da radiação infravermelha. - Essa radiação é emitida pelos objetos, formando imagens térmicas que auxiliam na prevenção de defeitos e interrupções dos processos produtivos, permitindo uma programação de manutenção, minimizando mão-de-obra e recursos envolvidos.
Através dessa tecnologia é possível detetar em estágio inicial, processos de falha gerados por anomalias térmicas num determinado componente, antes que ocorra interrupção de funcionamento dos equipamentos, podendo classificar e quantificar as temperaturas medidas.
Campos de aplicação dos serviços de termografia:
Equipamentos e Sistemas Elétricos
A inspeção por termografia em sistemas elétricos identifica problemas causados por anomalias térmicas devido à relação corrente/resistência dos componentes, geralmente causadas por deficiências de contato.
Equipamentos Mecânicos Dinâmicos
Quando utilizada em equipamentos mecânicos a termografia permite identificar problemas causados pelo atrito entre peças devido à lubrificação deficiente ou inadequada, desalinhamento de veios pelo aquecimento nos dispositivos de acoplamento
Equipamentos Mecânicos Estáticos
A termografia realizada em equipamentos estáticos busca basicamente a identificação em superfícies de regiões onde exista deficiência no isolamento térmico.