Os serviços de medição de Emissão Acústica, disponibilizados em DMC, destinam-se a identificar os sintomas de avarias em equipamentos que se manifestam sob a forma de emissão acústica, como sejam por exemplos os defeitos em rolamentos a rodar a muito baixa velocidade de rotação.
A emissão acústica é genericamente definida como:
A Emissão Acústica consiste no fenómeno da radiação de ondas elástica em sólidos que ocorrem quando um material sofre mudanças irreversíveis na sua estrutura interna, por exemplo como resultado da formação de fendas ou deformação plástica devido ao envelhecimento, gradientes de temperatura ou forças mecânicas externas.
Em particular, a Emissão Acústica ocorre durante os processos de carga mecânica de materiais e estruturas, acompanhados por mudanças estruturais que geram fontes locais de ondas elásticas.
Isto resulta em pequenos deslocamentos de superfície de um material produzido por ondas elásticas ou de tensão geradas quando a energia elástica acumulada num material ou na sua superfície é liberada rapidamente.
- Em aplicações de controlo de condição, a Emissão Acústica consiste no fenómeno da radiação de ondas elástica em sólidos, que ocorrem quando um material sofre mudanças irreversíveis em sua estrutura interna como seja por exemplo o casos das avarias em rolamentos.
Através da medição de emissão acústica é possível detetar numa fase inicial, processos de falha em rolamentos a rodar a muito baixa velocidade de rotação, antes que ocorra interrupção de funcionamento dos equipamentos, podendo classificar e quantificar as emissões acústicas medidas.
Campos de aplicação dos serviços de medição de emissão acústica:
Equipamentos Dinâmicos
Quando utilizada em equipamentos mecânicos a emissão acústica permite identificar problemas causados pelo atrito entre peças devido à lubrificação deficiente ou inadequada, formação e propagação de fendas.
Equipamentos Estáticos
A emissão acústica permite detetar a formação e propagação de fendas em equipamentos mecânicos estáticos ou sujeitos a fadiga.