Com o seu poderoso analisador de 20 canais da Meggitt -Vibrometer, a DMC disponibiliza o serviço de ensaios de arranques e paragens de turbomáquinas.
O que é específico das turbomáquinas em termos de vibrações?
- Embora as vibrações medidas com as turbomáquinas em regime estacionário, forneçam muita informação relevante para o conhecimento da sua condição de funcionamento, é em regime transitório que se consegue obter informação mais completa, nomeadamente durante os arranques e paragens.
- A recolha da informação das vibrações, em regime transitório, é assim justificada pela otimização da tomada de decisões sobre estes ativos e pelo retorno deste investimento.
A DMC é uma entidade certificadora de analistas de vibrações acreditada pelo VIBRATION INSTITUTE
A necessidade de um analisador de vibrações multicanal para ensaios nas turbomáquinas
Devido à dimensão destas máquinas e terem de projeto chumaceiras de película de óleo, normalmente são instrumentadas em permanência com sensores de deslocamento e monitores de vibrações. Isto é assim para as proteger de danos gerados por vibrações excessivas. Este tipo de sensores, permite a implementação de técnicas de monitorização de vibrações específicas, que exigem que todos as medidas sejam efetuadas em paralelo, simultaneamente. Ou seja, para esta informação ser disponibilizada, as medidas não podem ser efetuadas em sequência com um coletor de dados/analisador de vibrações.
Por exemplo, para um grupo turbina-alternador, com quatro chumaceiras é comum existirem oito sensores de deslocamento (dois por chumaceira) e um tacómetro montados em permanência. Para se efetuarem as medidas neste grupo de sensores é necessário existir um analisador multicanal com 9 canais de entrada.
Como as turbomáquinas são especiais em termos económicos?
- As turbomáquinas são as máquinas rotativas com maior potência que se encontram na indústria. As maiores funcionam nas centrais de geração de energia, mas encontram-se muitas outras a funcionar como acionamentos, especialmente na indústria petroquímica.
- Estas máquinas têm custos de indisponibilidade e de manutenção muito elevados relativamente à maioria das outras máquinas rotativas.
- Assim justificam um investimento maior em técnicas de controlo de condição que contribuam para a sua disponibilidade e fiabilidade.