O serviço de análise de motores elétricos, pela técnica de comparação com modelo (MCM), permite identificar os sintomas dos modos de falha elétricos e mecânicos no motor e máquina acionada.
Avarias mecânicas no motor e equipamento acionado | Avarias elétricas |
· Desequilíbrio; · Desalinhamento · Problemas nas chumaceiras · Problemas na transmissão |
· Quebra de isolamento · Enrolamentos soltos do estator · Problemas de ranhuras do rotor · Desequilíbrio de corrente ou tensão · Distorção harmónica na rede · Problemas na alimentação |
Este sistema mede a corrente e atenção nas três fases enquanto o motor está em operação e cria automaticamente um modelo matemático da relação entre corrente e tensão. Ao aplicar esse modelo à tensão medida, uma corrente modelada é calculada e comparada com a corrente medida real. Os desvios entre a corrente medida e a corrente modelada representam imperfeições no sistema de motor e equipamento acionado, que podem ser analisados por análise de Fourier de forma a dar um espetro de densidade espetral de potência e um algoritmo para avaliar o espetro resultante para identificar avarias especificas ou modos de falha.
Campos de aplicação dos serviços de análise de motores elétricos:
Motores elétricos e geradores
Esta técnica permite detetar os modos de falha elétricos e mecânicos nas máquinas, nomeadamente:
- Motores de alta, média e baixa tensão;
- Motores com variadores de frequência;
- Geradores
Esta técnica utiliza o motor elétrico como um sensor e como as medidas são efetuadas no quadro de alimentação do motor, permite monitorar máquinas de muito difícil acesso como sejam por exemplo:
- Bombas submersas;
- Máquinas em ambientes perigososa